Olá, Joana,
Parabéns! 21 anos, ãh? Estás a ter um bom dia? Não estavas à espera de receber um carro, pois não? Grande presente! Prepara-te para dar muitas boleias, para lhe fazer alguns riscos e para quase morreres dentro dele. Não te assustes! Vai ficar tudo bem, mas esse teu carro não vai ter um bom fim, digo-te eu. Eu, que és tu, mas com 31.

Escrevo-te esta carta para te dar ânimo. Eu sei que precisas de ânimo na tua vida, não é verdade? Foste à praia hoje? Não, pois não? Mas com 31 irás e garanto-te: vais achar-te uma brasa. Sem nenhuma modéstia, mesmo! Não percebes como é que isso vai acontecer? Eu explico.

Durante estes 10 anos conseguirás muitas coisas: serás a professora que desejas ser e ajudarás muitas crianças a escrever, a ler e, sobretudo, a serem pessoas confiantes e felizes. Vais ser uma professora feliz, acredita! Não trabalharás sempre no mesmo sítio e esse processo vai dar-te algum trabalho, mas mudarás para melhor.

Terás alguns quase amores e alguns desamores. Esta parte vai doer, prepara-te. Vais achar, a certa altura, que não faz mal que não te peçam em casamento como sonhas, vais achar que não tem assim tanta importância não seres estimada como mereces… Não sejas tonta! Não vais ser, vais acordar a tempo e safar-te disso. Atenção aos papéis que assinas! Ai, terás muito trabalho nesta parte!

O teu corpo sofrerá muitas transformações. Serás loura, morena e ruiva. Usarás franja outra vez e vais ficar gira assim. Vais engordar e emagrecer muitas vezes e comer às escondidas acontecerá mais vezes do que gostarias. Serás obesa. Vão dizer-te isso com todas as letras e tu chorarás muito por causa disso. Farás muitas dietas, passarás muita fome. Nada disso vai resultar. Desculpa a frontalidade!

A tua vida vai começar a mudar quando decidires cuidar de ti, de dentro para fora. Quando aumentares o teu amor-próprio e não te permitires a mendigar atenção de ninguém. A tua alimentação mudará drasticamente. Leite e pão deixarão de fazer parte da tua vida! Sério! E sabes o mais espantoso? Serás uma atleta incrível! Ao contrário de tudo o que sempre te disseram, serás capaz de correr, saltar, fazer flexões e agachamentos como se não houvesse amanhã. Vais perder muito peso, mas mais do que isso: vais ganhar um mundo novo de coisas, pessoas e vivências que nunca mais deixarão que voltes ao que eras. Estima essas pessoas. Elas vão querer-te bem.

Joana, os próximos 10 anos vão trazer-te muitas coisas boas, outras nem tanto. A certa altura, vai parecer que não vale a pena o esforço, mas é aí que terás de continuar. As pessoas esperarão isso de ti. Será essa a tua promessa: continuar sempre. Que pessoas? As pessoas que te lerão todos os dias. Terás um blogue. No início, será só um exercício de escrita curativa. Depois, perceberás que a tua história é igual a muitas outras histórias. As pessoas vão identificar-se contigo e tu serás responsável por lhes dar esperança. Sim, tu, que não tens esperança nenhuma em ti.

Joana, prepara-te para o que aí vem e lembra-te: aos 31 vais sentir que valeu muito a pena e nada mais te vai interessar que não continuar a cuidar de ti e dos teus. Quase nada te abalará a fé e a felicidade que trazes no peito e esse será o presente mais valioso desse teu dia de aniversário. #confia (Depois vais perceber isto!)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *