Não, eu não estou a chamar totó a ninguém, mas acreditem em mim: no primeiro treino de CrossFit vão ver tanta coisa escrita no quadro, que vão ficar meios perdidos. Mas eu, que sou fofinha, fofinha, vou iniciar-vos neste mundo magnífico, cheio de arranhões, nódoas negras e dores musculares da melhor maneira. Não, não me vou pôr aqui com explicações muito técnicas. Vou, antes, dar-vos a conhecer uma série de siglas indispensáveis à pratica do CrossFit. Porque das duas uma: ou percebem o que significam ou, à primeira, vão ficar a apanhar bonés.

WOD – workout of the day – Pois, meus meninos, sem saberem isto nada feito. O WOD é o treino do dia. Aquilo que têm de cumprir, quer gostem, quer não. O WOD é, no fundo, a lista de exercícios do treino. São diferentes todos os dias.

RFT – rounds for time – Sempre que esta sigla estiver no quadro significa que há um número obrigatório de rondas a cumprir, num determinado período do tempo. Do género, fazer 10 agachamentos, 20 flexões e 30 abdominais, 5 vezes, em menos de 10 minutos. As 5 vezes são as 5 RFT.

AMRAP – as many rounds as possible – Neste caso a história é diferente. O número de rondas é determinado pelo vosso esforço e empenho. Ou seja: é-vos dado tempo para fazerem uma série de exercícios tantas vezes quantas conseguirem. Estes WODs (já sabem o que é) dão cabo de mim.

EMOM – every minute on the minute – Destes eu gosto bastante. A contagem é feita minuto a minuto. Vamos imaginar que num minuto têm de conseguir levantar a barra 7 vezes do chão. Demorem o tempo que demorarem, só voltam a repetir o combinado no minuto seguinte.

TC – time cap – Esta sigla indica o tempo disponível para terminar a tarefa.

Pronto, meus Pernas Finas queridos, considerem a primeira lição terminada. Confesso que tenho mais umas quantas siglas para apresentar, mas, para já, se retiverem estas está espetacular. Mesmo. O que eu não quero é que vão ao engano, estão a ver? Do género: RFT – raios, fod*-se, que treino ou AMRAP – a mim raramente me apanham numa próxima . Nada disso, nada disso. O objetivo é incentivar-vos, informando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *