Depois de ter anunciado a meta dos 20 quilos, ouvi algumas vezes a pergunta: em quanto tempo? Se eu quiser ser precisa, terei de responder 15 anos. Há 15 anos que eu comecei a ganhar peso e me descontrolei em relação à comida. Ao longo destes 15 anos emagreci e engordei muitas vezes. Fiz muitas dietas, muito restritivas, perdi peso, voltei a comer, ganhei todo o peso outra vez.

O meu máximo de peso foram os 77 quilos. Suponho que tenha até sido mais. No dia em que vi o 77 na balança, para começar uma nova dieta, já tinha fechado a boca há umas semanas. Mas, como não tenho a certeza disso, considero o 77 o número máximo. Isso foi há 4 anos. Com essa dieta cheguei aos 69 quilos. Essa dieta, que era muito pouco equilibrada, durou cerca de um ano. Depois disso, farta daquilo tudo, voltei aos 75 quilos. Era esse o peso que tinha no Natal de 2013, quando a Perna Fina nasceu, na cozinha da minha avó.

Cinco meses depois, em maio de 2014, chego às consultas da doutora Catarina com 72 quilos. Procuro as consultas, precisamente, por perceber que sozinha não estava a conseguir. Procuro-as, também, por só nessa altura ter assumido p’ra mim mesma, contra tudo e contra todos, que tinha um comportamento de compulsão alimentar, que me estava a condicionar a vida. É, no ínicio do blogue isto não foi nada fácil. A minha vida pessoal estava pelas ruas da amargura e eu comia, sem parar, para preencher um vazio que não sabia bem explicar. Comia muito, mesmo.

A doutora Catarina, que não consigo parar de elogiar, foi muito compreensiva comigo, mas também muito assertiva e, aos poucos, de forma gradual, eu comecei a perder peso. Quilo atrás de quilo. Até à última quinta-feira, em que a balança marcou uns simpáticos 57 quilos. Por isso, só agora comemoro os 20 quilos. Porque como nunca sinto-me dona do meu corpo, capaz de o construir e nutrir como nunca fui. Em quanto tempo? Durante uma vida. Agora, uma vida muito mais feliz.

3 Comments on Em quanto tempo?

  1. Revejo me neste post….mas não há 15 anos mas hoje! Estou neste momento a oscilar entre os 77 e os 76 e o meu objetivo era/é exatamente esse…perder 20kg 🙁

  2. Eu admiro profundamente a tua dedicação, motivação e perseverança!!! Quebrar com certos comportamentos alimentares é extremamente desafiante e desgastante, e é uma luta constante. Eu sei bem o que é a compulsão alimentar, e o que ela nos limita e condiciona. Perdi cerca de 30 kg, na altura sem exercicio fisico sequer. Hoje tento manter aquilo que perdi, e pela 1ª vez em 15 anos voltei a dançar e a fazer exercicio fisico. Mas não é fácil!…a minha tendência para a compulsão alimentar está sempre presente, especialmente quando não me sinto bem, o que tem acontecido mais do que gostaria.
    Gostaria de dizer obrigada pela ajuda na motivação e por me fazeres rir e sorrir?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *