O meu plano alimentar foi elaborado pela Dr.ª Catarina e ao longo deste ano e meio sofreu muitas alterações. A Dr.ª teve sempre em conta os meus gostos e preferências. Ao mesmo tempo, ajudou-me a perceber quais as melhores opções para mim, pensando numa alimentação saudável que perdurasse no tempo e não numa dieta restritiva para cumprir a curto prazo. A verdade é que me imagino a comer assim para o resto da vida, porque gosto de tudo o que como, mesmo que nem sempre coma tudo o que gosto. Um dia típico do meu plano alimentar inclui 2 a 3 refeições principais e 3 lanches.

pequeno-almoço: cereais sem glúten com café com leite + ovos mexidos ou pão sem glúten com fiambre de frango e queijo creme com café com leite ou chá (sem açúcar);
lanche da manhã: uma lata de atum + 2 a 3 tortilhas de milho ou fruta fresca + frutos secos;
almoço: carne, peixe ou marisco + arroz integral ou batata doce ou massa de arroz ou quinoa com vegetais (crus ou cozinhados)
primeiro lanche da tarde: fruta + frutos secos + iogurte magro sem lactose;
segundo lanche da tarde: pão sem glúten com atum ou fiambre de frango + queijo creme ou ovo mexido;
jantar: (em dias de Crossfit, logo a seguir ao treino) batido de proteína whey feito com água ou (noutros dias) carne, peixe ou marisco com vegetais (crus ou cozinhados).

Ao longo do dia, bebo 1,5 litros de água ou tisanas. Se comprar das de supermercado, diluo-as em água (1/3 de tisanas para 2/3 de água) e opto sempre p’las que têm apenas 1 caloria por 100 ml. Ao fim de semana permito-me a uma refeição que contemple batatas fritas ou outras cenas do mal. Tento que essa refeição seja ao almoço, para que o estrago não seja maior. Tenho muita dificuldade em resistir a sushi e às vezes trinco um temakizinho ou dois durante a semana.

Não sou escrava da minha alimentação, mas estou consciente da sua importância na minha vida, na minha saúde e na minha imagem. Perder peso exige persistência, disciplina e alguma coragem. Mas há lá coisa mais compensadora do que nos melhorarmos convictamente a cada dia que passa?!

17 Comments on O meu plano alimentar

  1. Olá Joana, desde que encontrei através do Facebook do Diário de uma dietista, o teu blog, que tenho gostado muito seguir os teus posts. Eu também ando a fazer um plano alimentar com a Drª Catarina e desde ai que me sinto feliz com este plano, porque sei que é para a vida e não para um período dela…Mas eu distraio-me com facilidade e facilmente me desvio desde plano saudável, contudo a Drª Catarina, tem me ajudado muito, a manter-me focada 🙂 Revejo-me muito em ti, e a tua força de vontade inspirou-me. Beijinhos

  2. Olá. Só uma duvida, nos dias de crossfit o seu jantar é só o batido? Comecei no crossfit há 6 meses e estou a ter bastante dificuldade em ver resultados…

    • Olá, Ana,
      Sim, nos dias de crossfit o meu jantar é só batido. Porém, esta decisão não foi tomada por mim, foi pela dietista que me acompanha, que garante o equilíbrio das minhas refeições ao longo do dia. 🙂

  3. Olá, já a sigo há algum tempo. Admiro-a. Parabéns por o que tem alcançado.
    Pelo seu plano, eu até que não acho que coma mal. O meu problema é resistir a um bom prato de comida :(. Passo a explicar: o meu marido trabalha de noite e sou obrigada a cozinhar algo mais elaborado para ele. E é isso que me tem boicotado a dieta. São 6 kgs e não há meio de conseguir. Não faço desporto mas vou tentar iniciar as caminhadas.
    A minha dúvida é: como manter o foco? :-\

    • Tenho exactamente o mesmo problema! Ter de “cozinhar para” e por inerência, comer os tais pratos mais elaborados ao jantar…e os mesmos 6 Kg para perder 🙁

      • Ai Inês, que chatice!!! Eu já tentei de todas as formas: baixo 2 kgs, vem o fim de semana e recupero 1. Depois peso-me e vejo que ganhei peso, desmotivo! 🙁 E ando nesta rodinha há uns 6 anos. Já tentei comer só eu sopa e o marido a refeição mais elaborada. Mas…. é tão difícil, ainda por cima não acho que cozinhe mal (modéstia à parte). O meu filho é pequeno (3 anos) e limita-me um pouco em termos de exercício. 🙁

  4. Olá!

    Posso perguntar qual o queijo creme que usa? 🙂

    Ando muito confusa com os iogurtes magros porque os rótulos são bastante diferentes e nunca sei qual comprar. Tem alguma dica?
    Parabéns por tudo aquilo que conseguiu. É uma inspiração <3

    :-*

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *