Durante este ano esforcei-me verdadeiramente para me tornar uma pessoa mais saudável. Perdi muito peso, é verdade, mas sobretudo aprendi a comer melhor e a perceber os efeitos que alguns alimentos, ou alguns dos seus componentes, têm no meu corpo. O glúten e a lactose, por exemplo, são venenosos para o meu organismo. Também fiz as pazes com o exercício físico. Ganhei o gosto por correr e superei-me em cada corrida. Há dois meses descobri o CrossFit, que tem trazido benefícios incomparáveis ao meu corpo. Quando dei por mim, estava a fazer agachamentos com uma barra de 15 quilos em punho.

No entanto, os meus velhos hábitos teimam em aparecer de vez em quando. Estes últimos dias têm sido prova disso. Eu sei que a época é propícia, mas confesso que me tenho esticado um pouco. De qualquer forma, tenho dentro de mim a certeza que estas opções que tomei não podem ser decisões de tudo ou nada e que, apesar de ser cliché, o equilíbrio é fundamental. O que significa que não posso ser escrava de mim própria. Tenho só de ser atenta e consciente. Sei que há alimentos que me fazem engordar, ser menos saudável. Mas também sei que, mais dia menos dia, volto ao plano e tudo volta a ser como deve ser. Por isso, está sempre tudo bem.

Uma das aprendizagens mais importantes que fiz durante este processo, foi perceber que vou ter de cuidar da minha alimentação para o resto da vida. Porque engordo com muita facilidade, mas também porque o meu organismo se sente mal quando sou menos cuidadosa. E, por ser para o resto da vida, não posso entrar em histerias. Tenho só de ser consistente. Persistente. O que é difícil para quem o seu maior pecado é a gula. Anyway, isto ainda agora começou e o 2.º ano de vida da Perna Fina será ainda mais exigente. Falta perder alguns quilos. Falta ter todos os valores de saúde dentro dos parâmetros. Falta continuar a respeitar o meu corpo, que às vezes dá tanto trabalho.

031Joana Duarte _ Isabel Saldanha Photography

4 Comments on 1.º Aniversário da Perna Fina: breve reflexão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *